É a atualização da salvação, desejada pelo Pai, realizada por Jesus Cristo e continuada pela Igreja sob a ação do Espírito Santo. É a ação celebrativa da Igreja que reúne a comunidade, santifica as pessoas e dá graças a Deus Pai através de sinais, palavras, cantos, orações e símbolos.
Tem como objetivo promover a dimensão litúrgico-celebrativa, fonte e cume da ação evangelizadora e pastoral da Diocese, tendo em vista a participação consciente e ativa dos Fiéis, por meio de expressões simbólicas, adaptadas a cultura e à compreensão do povo.
Fonte: CNBB, Regional Leste 2
Data de criação: não há registro.
Padroeiro: -
A Pastoral Litúrgica é constituida por vários membros que se organizam em diversas equipes que compõe as escalas de celebração durante a semana e os finais de seamana. Está intimamente ligada à Pastoral do Canto, Ministério Extraordinário de Acólitos, Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão e Ofício de Coroinhas, bem como a equipe de ornamentação e preparação de espaço litúrgico para as várias celebrações.
É a Pastoral responsável por organizar a vida litúrgica da Paróquia. Está a serviço dos mistérios sagrados, sobretudo quando celebrados na Santa Missa.
Atualmente, a formação está concentrada no livro "Liturgia em Comunidade I", material desenvolvido pela EDAL, Equipe Diocesana de Animação Litúrgica.
Preparação das Celebrações;
Organização do espaço litúrgico;
Encontros de formação: Escola Paroquial de Liturgia;
Reuniões do CPP.
Contato do Coordenador para mais informações:
Wagner - (35) 99823-6766
profwagnertadeu@yahoo.com.br