O Dia do Trabalho

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA VIDA DO HOMEM E DAS LEIS TRABALHISTAS PARA A SOCIEDADE.


​O Dia do Trabalho é comemorado na data de 1º de maio, ocasião em que se celebra a luta por direitos trabalhistas. Essa data simboliza a  conscientização dos direitos do trabalhador e foi criada em homenagem a uma greve de trabalhadores no ano de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, quando trabalhadores se organizaram para obter melhores condições de trabalho.


​A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, em um congresso realizado em Paris, na França, ocasião em que se reuniram os principais partidos socialistas e sindicatos da Europa.


​No Brasil, o Dia do Trabalho foi oficializado em 1924, e, a partir daí, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
​Ademais, a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho também representa a celebração da força produtiva que movimenta a economia e que sustenta a sociedade.


​Aliás, o trabalho não significa apenas uma forma de garantir o próprio sustento e a sobrevivência. Pelo contrário, o trabalho é a parcela de contribuição do trabalhador para a sociedade por intermédio da produção de bens e de serviços. Nem se esqueça de que é por meio do trabalho que se descobrem os talentos, as habilidades pessoais que identificam e individualizam as pessoas para uma determinada tarefa, um propósito ou uma profissão.

​Há pessoas que se dedicam a determinado trabalho de forma voluntária para realização e bem-estar pessoal ou coletivo, assim como existem pessoas que, pelo trabalho remunerado, desejam a realização pessoal e financeiro, status social e estabelecimento de contatos interpessoais.

​Neste cenário, as leis trabalhistas regulamentam essa relação entre empregador e empregado, uma vez que as partes envolvidas na relação de trabalho possuem a mesma igualdade jurídica, pois a finalidade das leis trabalhistas é a de alcançar uma igualdade substancial, ainda que a diretriz básica do Direito do Trabalho seja a proteção do trabalhador por ser parte hipossuficiente em relação ao empregador.

​Portanto, o Dia do Trabalho não se trata apenas de um simples feriado. Pelo contrário, refere-se a um momento de reflexão sobre a valorização dos trabalhadores como pessoas que exercem um papel fundamental na sociedade em um mundo dinâmico e em constante transformação, onde a relação de trabalho deve ser mais justa e humana em ambiente de trabalho saudável para o bem-estar da sociedade.
​É como penso.

 

Heitor Serafim Mayer