Aniversário de Criação de nossa Paróquia

Em 1809, já era conhecida como tal a “Paragem da Água Virtuosa”.Logo depois, aparece o nome “Águas Virtuosas”, que subsistiu até 1930 quando então mudou para Lambari.Em 1832,foi escolhido o local para a edificação de um templo,dedicado a Nossa Senhora da Saúde,a padroeira.Com o loteamento e venda dos terrenos,foi grande a afluência dos visitantes que ali procuravam a saúde. De outra parte,julgaram por bem as autoridades da Província em elevá-la ao título de Paróquia,o que foi efetivado pela Lei Mineira de n° 487,de 28 de junho de 1850.

A Lenda

Contam que, em meados de 1800, na cidade de Campanha, um africano de nome Antônio de Araújo Dantas, revelou ao moço de nome Tancredo a existência de águas curativas, que existiam atrás da serra, numa nascente perto de um riacho.

Tancredo era noivo da moça de nome Cecília, filha de Antônio Alves Trancozo, que submetia a filha a longo tratamento médico, mas já sem esperança de curá-la.

Tancredo insiste com o futuro sogro para ir ao lugar e levar a filha, este aquiesceu e resolve vir em busca da cura por meio das águas virtuosas.

Aqui ficou por algum tempo e sua filha com o uso das águas durante uns 20 dias apenas, nada mais sentia de seus antigos males. Uma vez curada, procura Antônio de Araújo Dantas para agradecer-lhe a indicação das águas, ao que ele responde: "- Ah... Estás vendo? Vieste doente e agora estás forte! Carece
agradecer a Virgem!" Cecília radicou-se ao lugar por uma afeição de grande agradecimento e, devota que era de Virgem Maria, pediu a seu pai para construir uma capela, sob a evocação de Nossa Senhora da Saúde, na qual, após a bênção pelo Capelão da Campanha, se realizou o seu casamento com Trancredo.

Nossa comunidade, neste dia, louva a Deus, Senhor da História, por esta porção de seu povo santo, presente nas terras de Águas Virtuosas. Que a Virgem da Saúde, nossa Mãe e Padroeira, interceda sempre pela nossa caminhada de Povo de Deus, junto aos nossos sacerdotes e a todos os que fazem parte de nossa história tão bela e tão rica.