Padre Cláudio Romero Vaneli - Pároco

história narrada perde seus detalhes e necessita das vezes sucumbe.

A história escrita, documentada, registrada não perde os detalhes, a originalidade, a realidade e nos assegura da verdade.

Com a oportunidade da implantação deste site, estamos testemunhando uma riqueza de um tesouro que é lapidado e edificado na vida e para a vida, no hoje e no amanhã, nesta amada e querida Águas Virtuosas da Senhora da Saúde, onde na seara de ricas serras e aos seus pés, pelos encantos vales e planícies, fecunda-se a nova, doce e esplendorosa Lambari, edificando-se com bênção e proteção da Mãe e sua rede de comunidades.

Padre Cláudio nasceu em Monsenhor Paulo no dia nove de janeiro de 1958, filho de José Vaneli e Maria Aparecida Silveira Vaneli, naturais de Três Pontas. Em 1960 veio morar em Santana da Vargem onde fez o primário e o ginasial. Durante este período, buscou trabalhar um pouco na roça e também como servente de pedreiro, mais tarde como balconista em um bar. Terminado o ginasial, com muitas dificuldades, morando em Santana, foi cursar o Técnico em Contabilidade, em Três Pontas, cidades próximas, mas o ir e vir todos os dias era penoso por depender de caronas e, muitas das vezes, o retorno era a pé (17km). Em algumas ocasiões perambulava pela praça vazia esperando a aurora chegar para tomar o primeiro ônibus – seis da manhã - e ir para o serviço. Também trabalhou como oleiro na fabricação de tijolos.

Mais tarde, com tentativas de busca de emprego em Três Pontas, conseguiu por um certo tempo trabalhar como auxiliar de limpeza no Clube Trespontano, depois no comércio de vendas de parafusos e acessórios e no bar da rodoviária. Tudo isto durou pouco até conseguir trabalhar em um escritório de contabilidade, onde pode sentir que ali seria a sua "praia".

Ao mesmo tempo, participando do Grupo de Jovens, foi despertado ao reencontro de uma vocação calada desde a infância. Através do Padre Pepê, da Comunidade Magnificat, fez algumas jornadas e experiências em encontros e este o apresentou como candidato ao Seminário de Filosofia, em Três Corações, no ano de 1977. Ali pôde concluir o curso em 1980, dirigindo-se em seguida para Taubaté para o Convento dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, onde cursou Teologia de 1980 a 1984.

Ordenou-se diácono em julho de 1983, na cidade de Monteiro Lobato – SP, Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, pelo Bispo Dom Eusébio Oscar Sheid e em janeiro de 1984, no dia 14, foi ordenado sacerdote, em Santana da Vargem, pelo saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida.

Designado para Elói Mendes, Paróquia Divino Espírito Santo, trabalhou por 10 meses; depois em Cristina, também Paróquia do Divino, por 5 anos; fez uma transição por Guapé, Paróquia São Francisco de Assis  por 5 meses; depois nomeado para Campo do Meio, Paróquia Nossa Senhora Aparecida por 3 anos; Coqueiral, Paróquia Divino Espírito Santo por 10 anos, até chegar nas Águas Virtuosas de Lambari, aos 27 dias de fevereiro de 2004, completando 8 anos.