Congresso Eucarístico Diocesano e

Sagração da Atual Matriz

D

e 13 a 19 de junho de 1955, a cidade de Lambari sediou um grande evento da Igreja Particular da campanha: O Congresso Eucarístico Diocesano e dentro dele a solene Sagração da Nova Matriz, a 3ª dedicada à Senhora da Saúde, Padroeira do Município, da Cidade e da Paróquia de Lambari.

O Congresso foi precedido por um tríduo nos dias 10, 11 e 12 de junho, tendo como pregador o Reverendíssimo Padre Antônio Bibiano de Siqueira (Pe. Toíco), querido filho de Lambari.

A Semana foi marcada por diversos momentos celebrativos, destacando:

• 13 de junho: Coroação solene da Imagem da Padroeira da Cidade e do Congresso e Bênção do Santíssimo, feitas pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Inocêncio Engelke, OFM.
  • 14 de junho: Dedicado à Paróquia de Lambari e à Diocese da Campanha: Solene rito de sagração da nova Matriz – Missa Solene presidida pelo reverendíssimo Padre Antônio Lemos Barbosa, ex-pároco de lambari. A Missa foi cantada pelo côro paroquial de Lambari. Hora Santa em preparação ao XXXVI Congresso Eucarístico Internacional. Sessão solene de abertura do Congresso.
  • 15 de junho: Dedicado aos operários: Missa e pregação. Conferências Especializadas.
  • 16 de junho: Dedicado às Crianças e Estudantes: Missa e Pregação. Palestras. Recepção solene ao Exmo. Revmo. Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Armando Lombardi, que ficou hospedado na residência do então prefeito municipal Sr. José Capistrano. A residência hoje é casa da senhora Ruth Valério, à Rua Dr. Wadih Bacha.
  • 17 de junho: Dedicado à Família: Missa e pregação. Palestras e Conferências.
  • 18 de junho: Dedicado ao Brasil e à Igreja: Missa e pregação. Palestras. Conferências e Confissões
  • 19 de junho: Dedicado a Cristo, Rei Eucarístico e à Maria Santíssima, Rainha do Mundo: Soleníssimo Pontifical, Triunfal procissão Eucarística, precedida de Hasteamento das Bandeiras Nacional e Pontifícia, ao som dos respectivos Hinos.

Tempo de graça foi este vivido pelo povo de Deus presente na Cidade de Lambari. Sob o doce olhar da Senhora da Saúde, a boa gente deste recanto sul mineiro, caminha vivendo sua vocação e missão, rogando como muitas vezes se proclamou durante o Congresso: "CORAÇÃO EUCARÍSTICO DE JESUS, VENHA A NÓS O VOSSO REINO." Abaixo, cópia da programação completa das atividades do Congresso, contendo os nomes das diversas delegações que organizaram e fizeram acontecer este grande momento de fé, tendo entre seus mais ilustres visitantes o Senhor Núncio Apostólico Dom Lombardi e o então Governador do Estado, Sr. Clóvis Salgado.

Aos vivos e falecidos que tanto colaboraram com a realização deste grande evento de nossa Igreja Paroquial e Diocesana, deixando-nos grandes marcas de fé, piedade e amor pela causa do Reino, nossos eternos agradecimentos. A Senhora da Saúde os proteja e conduza ao Coração amoroso do Pai Eterno!

PASTORAL LITÚRGICA